Exitoína
Facebook ExitoínaTwitter ExitoínaYoutube ExitoínaInstagram ExitoínaTelegram Exitoína
Cinema » PARCERIA

Robert De Niro e Martin Scorsese fizeram 9 filmes juntos desde os anos 1970: o raio-x de uma parceria entre ator e diretor

Ator e diretor confirmaram mais uma vez terem uma relação duradoura em Hollywood com o lançamento de O Irlandês

Redação Publicado em 16/02/2020, às 19h00

Robert De Niro em cena de O Irlandês e Martin Scorsese em entrevista com Jimmy Kimmel
Robert De Niro em cena de O Irlandês e Martin Scorsese em entrevista com Jimmy Kimmel - Netflix/YouTube

Tanto nos filmes quanto na vida real, Hollywood é cheia de casos de amor. Mas não são apenas os pombinhos apaixonados que fazem a alegria do público: certos diretores e atores da indústria têm preferência em trabalhar muitas vezes com a mesma pessoa e criam um caso a parte nas narrativas hollywoodianas. 

Um bom exemplo disso é a relação entre Martin Scorsese e o ator Robert De Niro, colegas e profissionais que trabalham juntos em produções já há uma longa data. Desde a década de 1970, os dois vêm produzindo bons trabalhos um ao lado do outro, a começar pelo filme Caminhos Perigosos, de 1973. 

+Leia mais: Leonardo DiCaprio e Robert DeNiro estarão no novo filme de Martin Scorsese, Killers of the Flower Moon

Ao todo, até o momento, foram nove filmes juntos - o mais recente sendo O Irlandês - e um curta-metragem. Mas como essa relação profissional e de amizade se deu ao longo do tempo? Por incrível que pareça, nem Robert De Niro sabe ao certo. ''Esses são apenas personagens pelos quais temos algum entendimento e sentimento", disse ele ao IndieWire em relação aos seus papéis passados com o diretor. "Sempre foi um filme após o outro'', afirmou. 

Scorsese ainda corroborou com o colega e disse ao IndieWire que, através do tempo, ''nada foi planejado ou declarado''. Recordando o passado e tendo como ponto mais recente O Irlandês, Scorsese disse que eles iam se conectando a certos temas e sentimentos que auxiliavam na composição do personagem.

Robert De Niro em cena de Caminhos Perigosos (1973) - (Scorsese Productions)

 

+Leia mais: Martin Scorsese é flagrado tirando cochilo durante performance do Eminem no Oscar 2020; confira

''As coisas simplesmente aconteceram e, ao longo do caminho, nos encontramos gravitando em torno de temas e emoções que nos obcecavam e de personagens que eram realmente considerados 'os menos entre nós'. Acho que com O Irlandês, nós chegou a uma espécie de ponto culminante'', revelou o lendário diretor de 77 anos. 

Voltando na história, não é certo como, de fato, eles foram apresentados um para o outro. De acordo com o IndieWire, De Niro and Scorsese se conheceram numa festa do roteirista Jay Cox, mas a conexão dos dois foi iniciada ainda na adolescência, uma vez que ambos sabiam que o outro era por intermédio de colegas em comum.

+Leia mais: Eminem, Klaus, O Irlandês e outras surpresas e esnobados na premiação do Oscar 2020

Após a primeira colaboração dos dois dar certo em Caminhos Perigosos, eles não pararam mais e, durante as décadas seguintes, os trabalhos só aumentaram. ''Enquanto continuávamos trabalhando juntos e nos tornamos amigos íntimos, surgiu uma espécie de parceria artística. Tinha a ver com a nossa experiência compartilhada, construindo a partir disso, mas sempre explorando novos territórios, sempre querendo nos surpreender, descobrindo valores e cores que nunca imaginamos'', afirmou Scorsese. 

Parte da dinâmica da dupla envolve as preparações para a construção de um personagem, como dito para a IndieWire. Para Taxi Driver, De Niro dirigiu um táxi; para interpretar o psicopata em The King of Comedy, ele passeava com pessoas que iam atrás de autógrafos. Já para O Irlandês, De Niro passou meio século interpretando caras inteligentes e sagazes. 

Robert De Niro como o personagem Travis Bickle em Taxi Driver (Columbia Pictures)

 

+Leia mais: Martin Scorsese revela que O Irlandês pode ser seu último filme

"Parte disso é sobre as pessoas serem leais umas às outras", disse De Niro. "Se você cometer um erro, é mais difícil neste mundo do que em outros mundos. Se você não faz o que é esperado de você e faz algum tipo de transgressão, paga com a vida. É uma situação terrível que eu não gostaria que ninguém passasse por isso. É tão determinante'', concluiu. 

Abaixo, confira as produções em que ambos trabalharam juntos ao longo do tempo: 

  • Caminhos Perigosos (1973)
  • Taxi Driver (1976)
  • New York, New York (1977)
  • Raging Bull (1980)
  • The King of Comedy (1982)
  • Os Bons Companheiros (1990) 
  • Cabo do Medo (1991) 
  • Cassino (1995) 
  • The Audition (2015) - Curta-metragem
  • O Irlandês (2019)

+ Quer se sentir dentro da sua série ou filme preferido? Então dá uma olhada nesses jogos incríveis que separamos para você!  

1 - Catan Game Of Thrones, Devir: Cheio de estratégia, este jogo é perfeito para se divertir com os amigos  e promete conquistar o coração dos fãs de Game Of Thrones: https://amzn.to/2OAysRh

2 - Breaking Bad - Galápagos Jogos: Este jogo de tabuleiro conta com mais de 300 peças e é todo baseado na série Breaking Bad: https://amzn.to/2OctiMk 

3 - Star Wars Legion: Ama Star Wars? Então dá uma olhada nesse jogo maravilhoso da saga: https://amzn.to/2D6Bk2R

4 - Quebra-Cabeça Avengers Endgame: Com 2000 peças, este quebra-cabeça dos heróis mais famosos do mundo vai garantir a sua diversão com a galera! https://amzn.to/2D8Ecfz

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Exitoina pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.


Exitoína agora está no Telegram! Você quer ficar por dentro de todas as novidades? Acesse https://t.me/exitoinabrasil e não perca mais nada!