CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Série da HBO sobre Santos Dumont vai ter 14 Bis de verdade e vai evitar debate de sexualidade

Minissérie em seis episódios vai mostrar as invenções e alguns dos dramas pessoais do Pai da Aviação

Pedro Rocha Publicado em 05/11/2019, às 12h17 - Atualizado às 14h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
João Pedro Zappa, ao centro, vive Santos Dumont em nova minissérie - Divulgação/HBO
João Pedro Zappa, ao centro, vive Santos Dumont em nova minissérie - Divulgação/HBO

Santos Dumont foi mesmo o inventor do avião? A aeronave 14 Bis realmente conseguiu voar? Por que o mundo não reconhece seu feito? Santos Dumont era gay? Por que ele teria cometido suicídio? 

As perguntas que até hoje rondam a figura do brasileiro que inventou o avião, mas que é um desconhecido para boa parte do mundo, são muitas e fazem dele um personagem icônico e intrigante para a história do nosso país. Alguns dos questionamentos serão respondidos numa nova minissérie nacional do canal pago HBO, Santos Dumont, que estreia neste domingo (10), às 21h. 

++ Começou a ver His Dark Materials? Entenda as expressões da série

Outras perguntas, porém, não podem não ter respostas na produção, como algumas sobre a sua vida pessoal. Alberto Santos Dumont (1873-1932) nunca casou e não teve filhos. Há quem acredite que ele era homossexual, há quem acredite que ele morreu virgem e há quem acredite que ele namorou atrizes famosas no período em que viveu em Paris. 

"Todo mundo tem uma opinião diferente", explicou o diretor e produtor da série, Estevão Ciavatta, numa coletiva sobre a série em São Paulo. A pesquisa sobre a vida do inventor levou em conta dois livros escritos pelo próprio Santos Dumont e mais de 10 outras biografias sobre ele. 

"Pessoas falaram que ele era gay, outras diziam que ele namorava atrizes, outras falam que ele morreu virgem e uma quarta hipótese é que poderia ser tudo isso ao mesmo tempo", disse Ciavatta. "Mas não é o foco da nossa história."

Cena da minissérie Santos Dumont, que estreia neste domingo (10). (Divulgação/HBO)

Sem saber claramente quem era, por dentro, Santos Dumont, o intérprete do personagem na fase jovem-adulta, João Pedro Zappa, se baseou também nos relatos escritos e se apegou a uma teoria. "A energia dele não se concentrava no sexual, era como se toda a energia ascendesse ao intelectual e não coubesse em sua cabeça, por isso ele precisava levar para os céus."

Para o produtor da série Roberto Rios, as questões envolvendo Dumont fazem de sua história ainda mais intrigante. "Ele é um personagem misterioso e enigmático e a gente preferiu mantê-lo enigmático e misterioso, as pessoas se atraem por ele."

++ House of the Dragon: O que já se sabe sobre a primeira série derivada de Game of Thrones

Para o outro diretor de Santos Dumont, Fernando Acquarone, o inventor viveu para o seu trabalho. "Ele era muito focado e a mecânica era algo muito controlável, enquanto os sentimentos humanos eram tão imprevisíveis. Ele preferia ficar a atenção dele em outro lugar."

14 Bis nos céus

A série, porém, responde a uma importante pergunta com toda a certeza. Santos Dumont foi, sim, o inventor do avião, ainda que não tenha recebido reconhecimento internacional por isso - uma injustiça que a série, que vai estrear em 70 países, pode tentar alertar.

Não só o voo de Dumont no avião 14 Bis será visto na série, como ele, nas gravações, aconteceu de verdade. A produção contou com uma réplica verdadeira e exata da aeronave inventada pelo brasileiro, que decolou para as gravações. 

Réplica do avião 14 Bis aparece na minissérie Santos Dumont. (Divulgação/HBO)

Outras invenções aéreas de Santos Dumont, como o avião Demoiselle e Dirigível Nº 6, também serão vistas na série em reproduções verdadeiras - sem efeitos especiais. O único truque, de acordo com Roberto Rios, ficou na hora de gravar as cenas de balões e dirigíveis com João Pedro Zappa, que ficou posicionado em réplicas das cabines, mas que eram sustentadas por gruas. 

Zappa, aliás, revelou que dispensou dublês em boa parte das cenas aéreas. "A gente não podia perder tempo com questões superficiais e eu travar de medo seria superficial."

Segundo Acquarone, a minissérie vai mostrar todas as várias invenções de Dumont, "aladas ou não". "Chamar o Santos de Santos Pai da Aviação acho meio injusto, porque o limita. Ele inventou o dirigível, o biplano e o monoplano", opinou. 

++ Serviço de streaming HBO Max será lançado em maio de 2020

Boa parte do mundo, até hoje, desconhece todos os feitos do brasileiro. Nos EUA, os irmãos Wright são tidos como os inventores do avião. A produção da HBO vai entrar na questão sob a ótica do próprio Santos Dumont. "Há uma cena em que ele dá uma opinião sobre os irmãos", adianta Zappa. "Foi muito boa de fazer, está bem escrita e o texto da série foi o texto do Santos. A gente reproduz no roteiro o que ele mesmo falou em seu livro." 

Outra polêmica retratada na minissérie é o fim da sua vida. Em 23 de julho de 1932, Santos Dumont cometeu suicídio. Apesar do grande "spoiler" que é a sua morte ser de amplo conhecimento, Roberto Rios evitou se alongar em como o fato será retratado. "O final é lindo", prometeu. 

João Pedro Zappa em cena como Santos Dumont. (Divulgação/HBO)

Santos Dumont vai contar com idas e vindas no tempo para contar sua história. Além de Zappa, Guilherme Garcia vive o personagem na infância e Gilberto Gawronski o interpreta na fase adulta. A minissérie tem diálogos em quatro línguas. Nas cenas em Paris, todos os diálogos são em francês. 

A produção da HBO vai contar ainda com a participação de outras figuras históricas, como a Princesa Isabel, vivida por Juliana Carneiro, e o joalheiro Louis Cartier - amigo de Dumont e que, a seu pedido, inventou um relógio de pulso -, intepretado pelo diretor Fernando Acquarone. 


+ Tem série que ganha nosso coração desde a primeira temporada, né? Dá uma olhada nessas dicas de produtos INCRÍVEIS que todo fã deveria ter:

1. Os 13 Porquês: Se você curte 13 Reasons Why, com certeza vai adorar o livro que deu origem à série. Ahh, e o melhor de tudo é que agora temos a versão em português! - https://amzn.to/2MWXDh3

2. Fantasia La Casa de Papel: É fã de carteirinha de La Casa de Papel? Imagina só que homenagem maravilhosa usar a roupa da série na próxima festa à fantasia - https://amzn.to/2BRCn6j

3. Stranger Fans: Quer saber TUDO sobre os bastidores de Stranger Things, teorias, curiosidades, histórias por trás dos personagens e vários detalhes que só quem é fã de verdade sabe? Então o livro "Stranger Fans" foi feito pra você - https://amzn.to/36eBwKP

4. Caneca You're My Person Grey's Anatomy: Quem ama Grey's Anatomy sabe: não existe declaração de amizade maior do que dar de presente para seu melhor amigo uma caneca com a frase "You're my person" - https://amzn.to/2pefdnY

5. Friends Forever: Os fãs de Friends vão pirar com essa novidade: o livro “Friends Forever” será lançado em homenagem aos 25 anos da série, com várias fotos exclusivas, entrevistas com o elenco e curiosidades que nunca foram contadas antes! Garanta o seu livro na pré-venda - https://amzn.to/36fC4jo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.