CineBuzz
Busca
Facebook CineBuzzTwitter CineBuzzInstagram CineBuzz

Antes de ser coroada em The Crown, relembre papéis marcantes de Olivia Colman

Atriz substitui Claire Foy como a Rainha Elizabeth II na trama da Netflix que retorna no dia 17

Saulo Tafarelo Publicado em 16/11/2019, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Olivia Colman como a Rainha Elizabeth II em na terceira temporada de The Crown - Divulgação/Netflix
Olivia Colman como a Rainha Elizabeth II em na terceira temporada de The Crown - Divulgação/Netflix

A terceira temporada de The Crown chega ao catálogo da Netflix neste domingo, dia 17, e a trama de época traz Olivia Colman como substituta mais madura de Claire Foy na pele da Rainha Elizabeth II.

Esta terceira parte da narrativa, iniciada em 2016 pela Netflix, promete ser grandiosa e Colman, de 45 anos, dá sinais de honrar seu papel nas telinhas. O próprio criador da série, Peter Morgan, disse em um vídeo publicado pelo serviço de streaming que nunca duvidou do talento da atriz. “É incrível de assistir”, afirmou.

De séries de comédia, como o começo em Peep Show (2003), até dramas de deixar qualquer um com lágrimas no rosto, a exemplo do longa Tyrannosaur (2011), Olivia Colman ascendeu como atriz na televisão britânica e realizou papéis diversos em sua trajetória, mostrando uma adaptabilidade criticamente aclamada.

+Leia mais: The Crown: Helena Bonham Carter diz que consultou médium para falar com Princesa Margaret, morta em 2002

Já levou para casa os prêmios mais importantes da indústria cinematográfica e da televisão, e se destacou em 2019 por seu papel como a Rainha Ana da Grã Bretanha em A Favorita, na qual atuou ao lado de Emma Stone e de Rachel Weisz, e ganhou o Oscar, o Globo de Ouro e o BAFTA na categoria de Melhor Atriz.

Confira abaixo os destaques da carreira de Olivia Colman até ser coroada em The Crown:

+Leia mais: Olivia Colman fala sobre troca de elenco em The Crown: "Todo mundo ama Claire Foy, tenho o pior trabalho do mundo"

Peep Show - Primeiro grande papel

Olivia Colman como Sophie Chapman (ITV) 

A sitcom britânica teve seu início em 2003 e foi exibida até 2015, durante nove temporadas, pela emissora Channel 4. Colman apareceu em 33 episódios da comédia considerada cult no Reino Unido e interpretou Sophie Chapman, personagem que tinha interesse amoroso em um dos protagonistas, Mark Corrigan (David Mitchell).

A série foi criada por Jesse Armstrong e segue a história de Mark, funcionário que tem uma vida cotidiana e meticulosa, o qual divide apartamento com Jeremy (Robert Webb), que sonha em se tornar música.

Tendo atuado em algumas outras produções anteriormente, Colman se destacou com seu primeiro grande papel e teve o início de seu reconhecimento garantido.

+Leia mais: Atypical, The Crown e Ninguém Tá Olhando estreiam na Netflix em novembro; veja a lista

Tyrannosaur - Aclamação

A personagem Hannah em Tyrannosaur (Studio Canal) 

Em 2011, o filme Tyrannosaur foi lançado e mostra Colman como a personagem Hannah, uma trabalhadora cristã de uma instituição de caridade. O drama é descrito como arrebatador, na qual ela encontra Joseph (Peter Mullan), um homem que é seguido pela autodestruição e por uma vida tumultuada. Enquanto o caos se estabelece em sua vida, os dois criam uma forte amizade. Hannah, no entanto, esconde que possui uma vida conjugal com um marido agressivo e ciumento. Joseph e ela partem então para um novo caminho em suas vidas.

De acordo com o Screen Rant, “o desempenho de Colman como Hannah retrata honestamente as maneiras pelas quais um sobrevivente de abuso pode ser alternadamente quebrado e furioso; depois, no próximo suspiro, sendo gentil e compassivo. Ela parece ser a única bússola moral compreensiva do filme’’.

+Leia mais: Oprah e Príncipe Harry irão lançar série sobre saúde mental

A Dama de Ferro - Papel elogiado

Olivia Colman como Carol Thatcher ao fundo da imagem em A Dama de Ferro (20th Century Fox) 

Olivia Colman atuou lado de Meryl Streep, que venceu o Oscar por viver a primeira ministra Margaret Thatcher no filme de 2012. Na trama, Colman interpreta Carol Thatcher, a filha da política britânica.

Seu papel chamou a atenção por sua transformação visual e pela firmeza em interpretar uma mulher calma que encontra sua família em meio a um período tumultuado da nação. Por seu papel coadjuvante, Olivia foi premiada com o London Film Critics Circle Award de melhor atriz no ano.

+Leia mais: Vencedora do Oscar por Preciosa, Mo'Nique processa a Netflix por discriminação

Twenty Twelve- Primeiro Prêmio BAFTA

A equipe de Twenty Twelve (Divulgação/BBC)

Seu primeiro prêmio BAFTA, internacionalmente reconhecido e o mais importante das premiações britânicas, veio com o papel de Colman como a assistente Sally Owen.

As duas temporadas da série de comédia seguem os organizadores da Olimpíada de 2012 ocorrida em Londres no estilo de mockumentary, ou seja, um documentário ficcional.

Em forma de sátira, os membros organizadores passam por vários obstáculos e são desafiados a todo momento, na qual Colman, como assistente do protagonista Ian Fletcher (Hugh Bonneville), é o centro das atenções em suas cenas.

+Leia mais: Netflix inicia a produção de Sky Rojo, nova série do criador de La Casa de Papel

Broadchurch - O retorno do BAFTA

Ellie Miller (Olivia Colman) em Broadchurch (BBC) 

Seu segundo prêmio BAFTA veio com a série Broadchurch, da BBC, na qual viveu a detetive Ellie Miller nas três temporadas, ao ar entre 2013 e 2017. Pela série, ela ainda foi indicada ao Emmy Internacional.

A narrativa segue o drama vivido por uma família que mora na pacata e pequena cidade de Broadchurch, na qual o filho mais novo é encontrado morto. A partir daí, as investigações lideradas por Colman e por Alec Hardy (David Tennant) acabam revelando segredos obscuros e antes inofensivos para os habitantes da cidade.

+Leia mais: Brooklyn Nine-Nine é renovada para oitava temporada pela NBC

The Night Manager- Globo de Ouro como Coadjuvante

A atriz como Angela Burr (BBC)

Seguindo os grandes prêmios recebidos por sua atuação, a artista recebeu seu primeiro Globo de Ouro como Melhor Atriz Coadjuvante por The Night Manager, minissérie da BBC One que foi adaptada do romance de 1993 de John Ie Carré.

Na produção, Colman interpreta Angela Burr, mulher que dirige uma agência de execução e que traça uma guerra privada para derrubar Richard Roper (Hugh Laurie), personificação do vilão que vende armas.

A produção ainda conta com Tom Hiddleston, Tobias Menzies e Tom Hollander.

+Leia mais: 10º temporada de American Horror Story pode ser a última e reunir personagens antigos

Fleabag- Cruel e engraçada

Olivia Colman como a madrinha de Fleabag (Amazon Prime) 

A série criada e protagonizada por Phoebe Waller-Bridge foi um dos grandes destaques do Emmy de 2019, levando quatro troféus para casa: Melhor Série Cômica, Melhor Roteiro em Série Cômica, Melhor Direção em Série Cômica e Melhor Atriz em Série Cômica (entregue para Waller-Bridge).

Nas duas temporadas, a primeira de 2016 e a segunda de 2018, Colman interpreta a madrinha de Fleabag (Waller-Bridge) e de sua irmã Claire (Sian Clifford), em um papel engraçado e ao mesmo tempo com toques de maldade.

Em uma entrevista à Entertainment Weekly, Colman disse que é eternamente grata a Phoebe por ter escrito este papel. "Serei eternamente grata a Phoebe, porque ela disse: ‘Que tipo de coisas você quer dizer?’ E eu disse: ‘Você poderia escrever alguém que é uma total m*rda’. Então ela inventou essa pessoa para mim.Eu sempre quis interpretar a vilã e ela escreveu uma muito boa.’’, revelou.

+Leia mais: Netflix e Nickelodeon fecham acordo para a produção de conteúdo original

A Favorita - Sucesso absoluto

Rachel Weizs e Olivia Colman em cena de A Favorita (Fox) 

O filme sobre a Rainha Ana da Grã Bretanha e a disputa por sua confiança e amor entre Abigail Masham (Emma Stone) e Sarah Churchill (Rachel Weisz) foi um sucesso absoluto de críticas e de prêmios.

Por sua atuação, Colman levou o Oscar para casa em 2019 como Melhor Atriz, além de ganhar, na mesma categoria, o Globo de Ouro e o BAFTA. O filme ainda levou o prêmio do júri no Festival de Veneza e elevou o destaque de Colman como uma atriz de muita relevância no cenário audiovisual.

Além do longa, o discurso da atriz de 45 anos no palco do Oscar entrou para história por ser ao mesmo tempo comovente e engraçado, levando a plateia a rir em variados momentos. “Isso é um pouco estressante”, brincou a atriz ao receber a estatueta das mãos de Glenn Close.

+Leia mais: Oscar: Lady Gaga, Tom Holland e brasileira Laís Bodanzky estão entre os novos membros da Academia de Hollywood

Veja o momento abaixo:

+Leia mais: Termômetro do Oscar: Rocketman e Coringa lideram indicações para premiação de maquiagem e penteados

A nova temporada de The Crown mostrará um Reino Unido em mudança e uma população que questiona o papel da monarquia, bem como da família real, em meio a conflitos sociais, econômicos e políticos. Além de Olivia Colman, o novo elenco conta com Helena Bonham Carter, Tobias Menzies, Marion Bailey, Josh O’Connor, entre outros.


+ Tem série que ganha nosso coração desde a primeira temporada, né? Dá uma olhada nessas dicas de produtos INCRÍVEIS que todo fã deveria ter:

1 - Os 13 Porquês: Se você curte 13 Reasons Why, com certeza vai adorar o livro que deu origem à série. Ahh, e o melhor de tudo é que agora temos a versão em português! - https://amzn.to/2MWXDh3

2 - Fantasia La Casa de Papel: É fã de carteirinha de La Casa de Papel? Imagina só que homenagem maravilhosa usar a roupa da série na próxima festa à fantasia - https://amzn.to/2BRCn6j

3 - Stranger Fans: Quer saber TUDO sobre os bastidores de Stranger Things, teorias, curiosidades, histórias por trás dos personagens e vários detalhes que só quem é fã de verdade sabe? Então o livro "Stranger Fans" foi feito pra você - https://amzn.to/36eBwKP

4 - Caneca You're My Person Grey's Anatomy: Quem ama Grey's Anatomy sabe: não existe declaração de amizade maior do que dar de presente para seu melhor amigo uma caneca com a frase "You're my person" - https://amzn.to/2pefdnY

5 - Friends Forever: Os fãs de Friends vão pirar com essa novidade: o livro “Friends Forever” será lançado em homenagem aos 25 anos da série, com várias fotos exclusivas, entrevistas com o elenco e curiosidades que nunca foram contadas antes! Garanta o seu livro na pré-venda - https://amzn.to/36fC4jo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e o Exitoína pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.